26/06/2026

A Via Mar sai do papel: o primeiro passo para o nosso futuro logístico. Por Carlos Humberto

Artigo de Carlos Humberto, deputado estadual do PL

O lançamento do edital de R$ 2,2 bilhões para o trecho entre Itajaí e Luiz Alves da nossa Via Mar não é apenas um ato administrativo; é a concretização de um compromisso pelo qual luto, incansavelmente, há seis anos. Mais do que asfalto, estamos falando da resposta definitiva ao esgotamento da BR-101. O nosso objetivo é claro e transformador: quando a rodovia estiver totalmente concluída, vamos ligar Joinville à Grande Florianópolis em apenas uma hora.

Essa jornada começou em 2020. Naquela época, enquanto atuava como deputado suplente, tive a oportunidade de levar o projeto dessa via alternativa à então governadora em exercício, Daniela Reinehr. Sabíamos da complexidade do desafio. Os primeiros passos da licitação do projeto até chegaram a ser iniciados pelo ex-governador Carlos Moisés, mas a efetivação e o impulso real que a obra exigia só aconteceram agora.

Para garantir que esse projeto não caísse no esquecimento, criamos em 2024 a Frente Parlamentar do Contorno Rodoviário Norte da BR-101. Foi ali que unimos forças na Alesc para mantê-lo no centro do debate público. Hoje, graças à visão e à coragem do nosso governador e aliado, Jorginho Mello, o edital finalmente está na praça.

Para o Litoral Norte catarinense e toda a região da Foz do Rio Itajaí, este momento é um divisor de águas. A Via Mar é, sem dúvida, a obra mais estratégica e vital para o estado nos próximos anos. Ela vai destravar o nosso desenvolvimento logístico, impulsionar a economia e devolver a qualidade de vida a quem perde horas no trânsito. O primeiro grande passo foi dado, e seguiremos firmes até que toda a Via Mar seja uma realidade.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.