A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), em segundo mandato em Criciúma, é hoje a única parlamentar de esquerda em exercício no Sul de Santa Catarina, região que abriga um dos mais sólidos redutos bolsonaristas do Estado.

Aos 33 anos, a cirurgiã-dentista formada pela Unesc voltará a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Em 2022, recebeu 38.862 votos e terminou como segunda suplente da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV.
A primeira suplente foi Carla Ayres (PT), vereadora de Florianópolis, que obteve 39.609 votos e também pretende concorrer novamente à Câmara Federal. Curiosamente, Carla não assumiu uma cadeira porque não alcançou os 20% do coeficiente eleitoral exigidos pela legislação. Naquele pleito, o PT elegeu dois deputados federais e obteve mais votos que o MDB, que conquistou três cadeiras.
Em Criciúma, onde Giovana foi a vereadora mais votada em 2024, com 3.481 votos — contra 2.416 em 2020 —, o bolsonarismo segue dominante. Dos sete deputados federais eleitos pelo PL em Santa Catarina, três têm base eleitoral no município: Daniel Freitas, Julia Zanatta e Ricardo Guidi.
Além deles, a deputada federal Giovana de Sá, eleita pelo PSDB e atualmente filiada ao Republicanos, também integra o campo político alinhado ao bolsonarismo.
“Eu faço parte de uma nova geração de políticos catarinenses e acho que é fundamental o processo de renovação dos quadros, tanto em Santa Catarina quanto no Brasil, inclusive para enfrentar o momento atual”, afirmou Giovana em entrevista recente ao site do PCdoB.
Sobre os embates com a direita, ela observa: “Muitas vezes eles são violentos e amedrontadores, mas essa condição aconteceria com qualquer pessoa que defendesse as nossas ideias na Câmara de Vereadores. Neste momento, essa pessoa sou eu”.
Cabelo e barba do bolsonarismo
Em 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve 64,5% dos votos válidos em Criciúma no primeiro turno e 72% no segundo. Foi o sexto melhor desempenho do bolsonarismo entre os dez maiores municípios catarinenses.
Na mesma eleição, entre os dez candidatos a deputado federal mais votados na cidade, apenas dois não pertenciam ao campo bolsonarista: Giovana Mondardo e Ana Paula Lima (PT). Giovana ficou em terceiro lugar, com 10.409 votos, enquanto Ana Paula apareceu na décima posição, com 1.706.
Dois anos depois, na eleição municipal de 2024, os quatro candidatos identificados com o centro e a direita somaram mais de 90% dos votos. Vaguinho Espíndola (PSD) foi eleito prefeito com 49,3%, enquanto Ricardo Guidi (PL) terminou em segundo lugar, com 37%.






