Uma empresa de Santa Catarina assinou, nesta sexta-feira (20), uma parceria com farmacêuticas da Índia para a transferência de tecnologia de medicamentos contra o câncer. O acordo foi firmado durante a missão empresarial liderada pelo presidente Lula (PT) e contou com a participação de empresários catarinenses e do deputado Fabiano da Luz, que representou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A parceria entre a Amoveri Farma, de Joinville, e as farmacêuticas Zydus Pharmaceutical e Shilpa Pharmaceutical – fabricantes de medicamentos contra o câncer – prevê investimentos de médio prazo que podem chegar a R$ 9,2 bilhões.
O projeto prevê transferência de tecnologia e fabricação nacional de fármacos oncológicos, com foco em reduzir a dependência de importações e ampliar o acesso da população a tratamentos de alta complexidade no SUS.
Para o CEO do grupo, Guilherme Marco de Lima, o momento simboliza o resultado de seis anos de articulação com órgãos do governo brasileiro, a Embaixada da Índia e parceiros internacionais.
– A parceria entre a Amoveri e a Zydus abre as portas do Brasil para um novo patamar em tratamento oncológico. É o início de um projeto consistente e de longo prazo, que trará ao país o que há de mais moderno e seguro nessa área – afirmou Lima.
O presidente do Conselho do Grupo, Luiz Biasi, ressaltou que o projeto recebeu apoio de membros do Poder Legislativo. Convidado a atuar como embaixador da iniciativa, Fabiano da Luz destacou o caráter inédito da união entre os grupos:
– Estamos falando de garantir que o Brasil produza seus próprios medicamentos contra o câncer, com prioridade para o SUS. Isso significa mais segurança para os pacientes, menos vulnerabilidade ao mercado internacional e mais desenvolvimento para o país. E uma empresa catarinense está entre os protagonistas desse momento histórico – disse o presidente do PT-SC.
Para o parlamentar, a iniciativa fortalece a soberania farmacêutica nacional e a parceria deve estimular inovação tecnológica e gerar empregos qualificados em Santa Catarina.
Produção local diminui vulnerabilidade do SUS
A Amoveri atua na distribuição e soluções em produtos oncológicos e tem ampliado sua presença no mercado brasileiro por meio de parcerias nacionais e internacionais.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), ressaltou que a produção local diminui a vulnerabilidade do SUS às oscilações do mercado internacional e permite que os recursos economizados sejam reinvestidos na própria rede pública.






