19/02/2026

Fim da chapa: Joana dos Passos renuncia à vice-reitoria da UFSC e consuma rompimento com Irineu

A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, protocolou oficialmente seu pedido de renúncia ao cargo nesta quarta-feira, 18 de fevereiro. A decisão foi comunicada por meio de uma carta aberta endereçada à comunidade universitária, ao Conselho Universitário (CUn) e ao reitor Irineu Manoel de Souza.

Irineu de Souza e Joana dos Passos venceram a consulta à comunidade acadêmica e foram referendados pelo Ministério da Educação em 2022. Foto: Agecom, Divulgação.
Irineu de Souza e Joana dos Passos venceram a consulta à comunidade acadêmica e foram referendados pelo Ministério da Educação em 2022. Foto: Agecom, Divulgação.

No documento, a agora ex-vice-reitora afirma que a aliança política construída para a eleição de 2022 se fragilizou, resultando em um rompimento formal já em outubro de 2025. Na época, o grupo ligado à vice-reitora assinou uma carta com críticas à gestão e a decisão de não apoiar a reeleição do reitor Irineu de Souza – que exonerou os titulares de cargos comissionados que subscreviam o documento. Em agosto do ano passado, o reitor anunciou a intenção de disputar a reeleição em entrevista no programa Cabeça de Político.

Entre as motivações citadas para a saída definitiva, Joana aponta a centralização das decisões pela reitoria e o que classificou como violência política de gênero. Segundo o texto, o silêncio do reitor diante de ataques desferidos contra ela em sessões do conselho e por membros da gestão teria restringido seu espaço de liderança.

A carta também apresenta críticas à condução administrativa e financeira da instituição. Joana dos Passos relata uma “postura passiva” da reitoria frente à crise orçamentária e aponta falta de articulação política junto ao Ministério da Educação (MEC) e ao Congresso Nacional para a busca de recursos e emendas parlamentares.

Em comunicado oficial, a UFSC confirmou o recebimento do pedido de renúncia e informou que os procedimentos administrativos necessários para a vacância do cargo já foram iniciados. Joana Célia dos Passos havia sido homologada no cargo em maio de 2022, após a chapa que formou com Irineu de Souza vencer a consulta acadêmica com a chapa “Universidade Presente”.

Sucessão na UFSC tem datas marcadas

A Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (COMELEUFSC) publicou nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, a resolução que estabelece as normas da consulta informal à comunidade universitária para escolha de candidatos a reitor e vice-reitor da UFSC. O primeiro turno da consulta está programado para 1º de abril, e o segundo turno, se houver, para 14 de abril.

As chapas podem se inscrever de 23 a 27 de fevereiro, e o período de campanha vai de 4 a 31 de março.

Veja a íntegra da carta de renúncia da vice-reitora

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit