A solenidade de posse da nova diretoria da Ajorpeme, realizada na noite de quinta-feira em Joinville, serviu de cenário para a consolidação pública da aliança entre o governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito Adriano Silva (Novo) visando as eleições estaduais de 2026. Diante de lideranças empresariais da maior entidade de micro e pequenas empresas da América Latina, o governador reafirmou o convite para que o joinvilense integre sua chapa majoritária.

O Jantar de Posse da Ajorpeme reuniu autoridades nacionais, estaduais e locais, além de empresários da região, para celebrar a posse do presidente da Ajorpeme, William Holz, e da gestão 2026. Foi uma noite de comemorações, com anúncios do Governo do Estado, reunindo cerca de 700 pessoas na Expoville.
A solenidade celebrou a posse do presidente William Holz, da diretoria executiva, do conselho deliberativo, do conselho fiscal e do Instituto Ajorpeme.
– Estar hoje à frente da Ajorpeme é, além de uma honra, uma responsabilidade enorme. Estamos falando de uma entidade com mais de 40 anos de história, construída com trabalho sério, voluntariado e compromisso com as micro, pequenas e médias empresas da nossa região”, afirmou.
Jorginho e Adriano Silva se apresentam ao PIB de Joinville como chapa
Em seu discurso, Jorginho Mello não deixou margem para dúvidas sobre a composição com o prefeito Adriano Silva.
– Adriano Silva, pela sua franqueza e honestidade, é o meu pré-candidato a vice-governador – declarou o governador, arrancando aplausos da plateia empresarial.
Jorginho aproveitou o momento para confirmar que a atual vice, Marilisa Boehm (PL), também de Joinville, não será candidata a deputada estadual ou federal, permanecendo focada na gestão estadual durante o período eleitoral.
Adriano Silva aceitou publicamente o desafio, conferindo um forte tom ideológico à aliança entre PL e Novo, projetando-a como um movimento nacional a partir de Santa Catarina.
– Está na hora de unirmos a direita neste país para que a esquerda, de uma vez por todas, pare de atrapalhar quem quer a liberdade – afirmou o prefeito, selando o compromisso com a chapa.
Amin brinca que tem “um particular público” com Jorginho
O evento contou ainda com a participação do senador Esperidião Amin (PP), que adotou uma postura parceiro da gestão Jorginho Mello em Brasília. O parlamentar prestou contas da atuação em Brasília neste mandato e brincou com as expectativas de compor ou não a chapa do governador.
Ao falar da derrubada do veto do presidente Lula (PT) ao abatimento na dívida de Santa Catarina dos cerca de R$ 350 milhões repassados pelo Estado na gestão Carlos Moisés para o governo federal retomar obras rodoviárias no Estado no governo Jair Bolsonaro (PL), Amin brincou que tinha “um particular” para tratar com o governador, mas que era um “particular público”.
– Sou parceiro para o futuro, mas tenho um pedido. Eu tenho um particular público para lhe fazer. Uma parte desse dinheirinho que o senhor nem acreditava mais, aplique aqui no microcrédito nesta região, nos municípios que são vizinhos aqui desta cidade líder do Brasil. Eu não vou lhe fazer nenhum pedido de outro particular – brincou Amin.
Jorginho lança duplicação da SC-416
Validando o peso econômico do encontro, que marcou a posse do empresário William Holz na presidência da entidade, o governador Jorginho Mello autorizou o lançamento do edital para a duplicação da SC-416. A obra compreende o trecho entre Garuva e Itapoá, fundamental para o acesso ao Porto Itapoá.
O investimento previsto é de aproximadamente R$ 222 milhões e contempla a pavimentação em concreto, visando maior durabilidade para o tráfego de carga pesada. A medida atende a uma demanda logística histórica da região Norte e do setor produtivo representado pela Ajorpeme.






