O senador Esperidião Amin (PP) rebateu as especulações de que teria desistido de concorrer à reeleição e que disputaria uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. Respondendo questionamento do comentarista Don Schiavi, da Jovem Pan Joinville, Amin enviou um vídeo – posteriormente replicado em suas próprias redes sociais – em que nega qualquer mudança de plano.
– Quero reiterar: sou pré-candidato a senador da República, prosseguindo meu mandato, procurando fazer o melhor e cada vez mais por Santa Catarina e por Joinville – disse Amin na resposta ao jornalista joinvilense.
A negativa às especulações vem no contexto da formação das chapas majoritárias em Santa Catarina. Inicialmente mapeado para integrar a coligação do governador Jorginho Mello (PL), Amin teve a posição ameaçada pela transferência eleitoral de Carlos Bolsonaro (PL) para Santa Catarina como pré-candidato ao Senado e a postulação da deputada federal Caroline de Toni (PL) de concorrer ao cargo.
Com três nomes e duas vagas, Jorginho inicialmente tentou convencer a deputada federal a desistir da vaga, mas acabou cedendo e vem anunciando publicamente que sua chapa terá Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro. Na manhã desta quinta-feira, em café da manhã oferecido pelo governador a jornalistas na Casa d’Agronômica, perguntei a Jorginho se ele tentaria convencer Amin a concorrer a deputado federal.
– Conselho a gente só dá para impedir uma morte ou quando nos pedem – disse Jorginho, que mantém a expectativa manter a federação União Progressista em sua trincheira mesmo sem vaga na majoritária.





