O Republicanos oficializou nesta sexta-feira, em Florianópolis, a filiação da prefeita de Lages, Carmen Zanotto. No mesmo evento, o deputado estadual Lucas Neves (Podemos) confirmou à coluna, que também ingressará na sigla no mês de março.

A deputada federal Giovania de Sá (PSDB), com filiação agendada também para março no partido, participou do ato ao lado do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, do presidente estadual, Jorge Goetten, além do governador Jorginho Mello (PL) e de diversas lideranças políticas.

Também circulou pelo evento o ex-prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), que manteve conversas reservadas com os dirigentes do partido.
Nova etapa política
Filiada até então ao Cidadania, Carmen Zanotto assinou sua ficha de filiação em um ato que simboliza mais uma etapa do fortalecimento do Republicanos no cenário catarinense.
Ex-deputada federal e ex-secretária de Estado da Saúde, a prefeita destacou que o momento representa um marco em sua trajetória política.
“Tenho caminhado ao lado do governador Jorginho nos últimos anos e acredito nesse projeto para Santa Catarina”, afirmou.
O evento também confirmou as filiações do vereador de Navegantes e presidente da Câmara, Samuel Paganelli, de Atanir Antunes e do Pastor Marcus Foppa.
O principal fato novo foi a participação de Lucas Neves no palco, em meio ao processo de aproximação que vinha sendo construído com a sigla nos últimos meses.
Alinhamento para 2026
Atualmente no Podemos, Lucas Neves, que também é de Lages, afirmou que seguirá alinhado à prefeita Carmen Zanotto e integrado ao projeto de reeleição do governador.
“Caminhei com a prefeita Carmen em 2024 e caminharemos juntos agora na reeleição do governador Jorginho Mello, de rua em rua e de cidade em cidade, para que Santa Catarina continue na rota do desenvolvimento”, declarou.
Fortalecimento do Republicanos
Considerado um braço PL em Santa Catarina, o Republicanos tem intensificado o processo de filiações e a formação de nominatas para a eleição de outubro. Pela terceira vez em quatro meses no Estado, Marcos Pereira chegou a brincar que outros estados já demonstram “ciúmes” da atenção dedicada a Santa Catarina.
A filiação da prefeita da maior cidade do Estado em extensão territorial foi amplamente comemorada.
“Ela tem feito um trabalho que devolveu respeito, credibilidade e ações concretas para Lages”, afirmou o governador.
Também prestigiaram o evento o suplente de deputado federal Darci de Matos e a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, ambos devem disputar vaga na Câmara Federal pelo partido.
Novo cenário político
Ao encerrar o evento, Carmen Zanotto relembrou o cenário político de quatro anos atrás.
“Naquele momento, era difícil encontrar partidos para compor. Hoje, vivemos uma nova realidade construída a partir da estabilidade e do diálogo implantados pelo governador”, afirmou.
Com a filiação da prefeita de Lages e a confirmação de Lucas Neves, o Republicanos consolida sua estratégia de crescimento em Santa Catarina.






