10/02/2026

Novidades e investimento histórico prometem marcar os desfiles das escolas de samba de Florianópolis, com arquibancadas lotadas

O Carnaval de Florianópolis entra na reta final com um cenário que combina planejamento antecipado, crescimento de público e um investimento histórico nas escolas de samba. Os desfiles acontecem nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, na Passarela Nego Quirido, com arquibancadas esgotadas e expectativa de grandes apresentações.

Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis, Joel Costa, o calendário lançado pela Liga ainda em abril de 2025 foi decisivo para o bom momento vivido pelo Carnaval da Capital. “Quando a gente tem um calendário bem estabelecido, com tempo e previsão de planejamento, as coisas ficam mais fáceis e isso também desperta o interesse do público”, destaca.

Esse movimento foi percebido ao longo de todo o ano, com eventos cada vez mais cheios, como o lançamento dos Mini Desfiles, a Volta Praça XV, além dos ensaios técnicos. “O Carnaval de Florianópolis e de Santa Catarina está em alta, e isso nos deixa muito felizes”, afirma.

Duas noites de desfile garantem equilíbrio e melhor experiência

Segundo Joel, as dez escolas cumpriram todas as exigências pré-desfiles, entregaram a documentação dentro do prazo e estão aptas a desfilar.

A manutenção do modelo de duas noites de desfile é apontada por ele como um dos principais avanços recentes. “Antes, dez escolas desfilavam no mesmo dia. Tinha escola que entrava às cinco da tarde e saía às seis da manhã. Hoje, conseguimos oferecer igualdade de condições, mais conforto e equilíbrio para todas”, explica Joel.

A abertura oficial do Carnaval acontece na sexta-feira, às 21h10, e uma das grandes novidades deste ano é a nova iluminação em LED da Passarela Nego Quirido, já instalada. A Liga ainda trabalha para viabilizar iluminação cênica nos intervalos dos desfiles. “A iluminação é um elemento cênico que faz total diferença no desfile. É um grande ensaio para o que vem pela frente”, ressalta.

Aportes garantidos e investimento recorde nas escolas

Outro ponto considerado fundamental pela Liga é a tranquilidade financeira. Pela primeira vez, as escolas chegam à semana do Carnaval com os recursos estaduais e municipais já repassados.

“Hoje estamos na semana do Carnaval com todas as escolas já aportadas. Isso traz uma tranquilidade enorme e mostra a crescente que o Carnaval de Florianópolis está vivendo”, afirma o presidente da Liga.

Encerrando seu último ano de gestão, Joel Costa destaca como principal legado a ampliação histórica dos recursos destinados às agremiações. Desde 2023, o orçamento das escolas praticamente dobrou.

“Hoje, cada escola de samba está desfilando com R$ 1,05 milhão. Esse investimento vai aparecer na avenida, na parte plástica, artística e em toda essa manifestação cultural que as escolas produzem”, enfatiza.

Prêmio Carlos Magno valoriza o Carnaval além da avenida

Após o Carnaval, a Liga volta os holofotes para o reconhecimento dos destaques da festa com o Prêmio Carlos Magno, conhecido como o “Oscar do Carnaval”. A premiação é independente do resultado oficial dos desfiles e busca valorizar quesitos, homenagens e personagens do samba a partir do olhar da Liga.

“O prêmio existe para reconhecer e valorizar o Carnaval para além da competição. É um orgulho muito grande para nós”, explica Joel.

A apuração oficial do Carnaval acontece na segunda-feira, 16, a partir das 15h, na Passarela Nego Quirido, com a presença das dez escolas. Já o desfile das campeãs, retomado pela atual gestão após ficar fora do calendário oficial, ocorre na terça-feira, 17, a partir das 22h.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.