05/02/2026

Sinte/SC realiza mobilização e cobra aplicação integral do reajuste do Piso Nacional na carreira do magistério

Na semana em que os trabalhadores da educação iniciam o ano letivo, o Sinte/SC realiza mobilização em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação (SED), em Florianópolis. A ação visou pressionar o Governo de Jorginho Mello a aplicar o Piso Nacional do Magistério de forma integral na tabela salarial da categoria e avançar na descompactação da tabela salarial do magistério. A mobilização foi definida em Conselho Deliberativo da categoria.

A atividade reuniu trabalhadores e trabalhadoras do magistério com cartazes “Contra o achatamento salarial” e “Valorização não é discurso. Pague o Piso na Carreira”. Em ritmo de Carnaval, a mobilização contou com uma marchinha de luta entoada pelas caixas de som, com o refrão “Jorginho, não dê bobeira: quero o meu piso aplicado na carreira”, reforçando a cobrança da categoria ao governo. Pressionada pela mobilização, a SED recebeu dirigentes do Sindicato para dialogar sobre a pauta de interesse dos trabalhadores.

Na reunião o Governo se comprometeu em enviar uma proposta financeira antes da Assembleia da categoria que está marcada para ocorrer em Florianópolis no dia 11 de março. “Ficou encaminhado que, antes dessa data, o governo apresentará uma proposta concreta de reajuste. Sabemos que esse tipo de anúncio já aconteceu em outros momentos, é verdade, mas a categoria também já definiu qual será o encaminhamento caso não haja resposta. A Assembleia é soberana e, se o governo não apresentar proposta, o indicativo é de greve. É isso que estamos construindo, com organização e mobilização em todo o estado”, afirma a presidenta do sindicato.

Para garantir que o ganho salarial real chegue a toda categoria, o Sinte/SC exige que o governo aplique o reajuste de forma integral em todos os níveis e referências. A medida é o primeiro passo para a descompactação da tabela salarial, luta contínua que o Sindicato vem travando para corrigir o achatamento da carreira e valorizar a formação e a experiência docente.

Nas próximas semanas, o sindicato estará visitando as regionais do estado, realizando visitas e atividades para dialogar com a base, fortalecer a mobilização e preparar a categoria para os próximos encaminhamentos da luta.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit