Com recursos previstos na Lei Orçamentária Anual de 2026 (LOA/2026), as obras de adequação de capacidade e restauração da BR-163/SC atingiram 94% de execução, com previsão de conclusão em junho deste ano. O empreendimento, contemplado no Novo PAC, conta com investimento aproximado de R$ 323 milhões e abrange o trecho entre o km 78 e o km 122 da rodovia, além do acesso ao Porto Internacional de Cargas, em Dionísio Cerqueira, entre o km 0 e o km 3,6.

Atualmente, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concentram as frentes de trabalho na travessia urbana de Guaraciaba. No local, estão sendo executados serviços de terraplenagem — incluindo intervenções que demandam desmonte de rochas —, além de obras de drenagem, implantação de sinalização vertical e pavimentação dos acessos.
Importante via para o agronegócio do extremo-oeste catarinense, a BR-163/SC já teve 45 quilômetros entregues com novas pistas em pavimento rígido (concreto), além da implantação de terceiras faixas, vias marginais e acostamentos.
Com mais de três mil quilômetros de extensão, a BR-163 atravessa o Brasil de Sul a Norte. Em Santa Catarina, a rodovia é fundamental para o escoamento da produção de grãos que abastece os setores de suinocultura, bovinocultura leiteira e avicultura. Essas atividades se somam aos segmentos metalmecânico, de máquinas e equipamentos, madeira e móveis, impulsionando a economia regional e nacional.






