
A iniciativa partiu do vereador Marcus Vinicius Marca Medeiros (Castor), com a doação feita por ele, de nove computadores completos. “A ideia surgiu em conversa com um amigo. Antes da política eu administrava uma empresa de empréstimos consignados. Pensei em me desfazer da estrutura, mas vender não parecia a melhor escolha. Foi quando o propósito de ajudar as crianças veio ao encontro de um dos nossos objetivos: transformar a vida das pessoas”, detalha Castor.
Desde esta quinta-feira (19 de fevereiro) estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Professor Eduardo Pedro Amaral, no bairro São Francisco em Lages, podem contar com o laboratório de informática intitulado Edu Conecta. Os computadores foram aprimorados e preparados para sua nova utilidade. O projeto teve o apoio do amigo em questão, Aldry Cecatto, que colaborou com a adequação da fiação elétrica; do Centro Universitário Unifacvest, que apoiou com a pintura da sala destinada ao laboratório; da empresa especializada em informática Micro Lages, com a formatação, instalação e manutenção dos computadores; além de simpatizantes da causa.
A entrega dos itens e a inauguração do novo espaço foram acompanhadas de perto pelos olhares curiosos de alunos e alunas da EMEB, como Luiza Bianchini Sartor, do 4º ano 2, do Ensino Fundamental. “Vai ser melhor para a nossa aprendizagem e pro nosso futuro também”, disse animada.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, também fez questão de conhecer o local, acompanhada do secretário municipal da Educação, Cristian Roberto Antunes de Oliveira, e da diretora da EMEB, Luciany Ferreira Felicio Moraes de Souza. “Esta iniciativa conjunta em benefício da comunidade escolar municipal demonstra unidade em prol da nossa cidade. E a preocupação com um bem maior: as condições de aprendizagem, inclusão digital e desenvolvimento de competências tecnológicas essenciais à formação educacional e cidadã de nossas crianças”, destaca a prefeita.
A expectativa é que a partir de agora o laboratório “Edu Conecta” seja fonte de estudos, com impactos positivos no futuro profissional e de desenvolvimento humano dos estudantes. “Continuaremos otimistas, acreditando que é possível fazer as coisas darem certo na nossa cidade. E sobretudo, acreditando no futuro dessas crianças, que é o que nos motiva a acordar a cada dia”, finaliza o vereador Castor.
Texto: Assessoria de Comunicação Vereador Castor






