06/02/2026

Centro de Florianópolis vai ter cercamento físico e muralha digital no Carnaval 2026

O cenário nas ruas do centro histórico já está diferente por conta da preparação para os blocos de rua do Carnaval 2026. A Praça XV está cercada novamente, em iniciativa da prefeitura de Florianópolis para proteger o espaço público de atos de vandalismo durante a folia. A medida tem sido adotada nos últimos anos com resultados positivos. Além disso, os prédios históricos do entorno, como o Palácio Cruz e Sousa, estão sendo blindados com tapumes.

A região também terá uma muralha digital, com câmeras de reconhecimento facial nas arenas com o objetivo de garantir uma festa tranquila para os foliões. CEO da Hit Makers, empresa que está à frente da organização, Fernando Ligório diz que o Carnaval de rua de Florianópolis quer ostentar o título de mais seguro do país. “É uma prioridade absoluta e uma responsabilidade com quem vem curtir a cidade”, afirma. Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil vão aumentar o efetivo nos dias de folia. As forças de segurança alerta, especialmente, para as tentativas de furtos de celulares e de golpes com cartões de crédito.

HERCÍLIO LUZ
Os transportadores turísticos regulamentados foram excluídos da medida da prefeitura de Florianópolis que autoriza a circulação de ônibus, táxis e veículos de transporte por aplicativo pela ponte Hercílio Luz durante o Carnaval. Para a Associação das Transportadoras Turísticas de Florianópolis (ATTF), o setor desempenha “papel estratégico na mobilidade de visitantes em períodos de alta demanda”. A entidade está questionando “a falta de isonomia no tratamento dado aos modais”.

INOVAÇÃO E ESTADO
O advogado Isaac Kofi Medeiros, da Menezes Niebuhr Advogados, de Florianópolis, será um dos representantes brasileiros no Seminário Brasil-França 2026. O evento será realizado em 10 de fevereiro, na Embaixada do Brasil na França, com foco em inovação, regulação e sustentabilidade. Isaac vai participar do painel “Inovação e Estado no século XXI”. Na pauta, os impactos tecnológicos na democracia e os novos desafios do Direito Eleitoral, como a regulação de Inteligência Artificial.
PRÊMIO DESTERRO
Será realizada entre 12 e 17 de maio, em Florianópolis, a 15ª edição do festival de dança Prêmio Desterro 2026. A premiação deste ano, de R$ 15 mil, teve um acréscimo de 50%. Conforme o diretor-geral do evento, Carlos Eduardo de Andrade, “o aumento de 50% também simboliza a celebração de um marco importante na história do festival, reforçando seu crescimento, consolidação e relevância nacional”. As inscrições vão até 12 de março, pelo site do prêmio. Na foto, o Grupo Garra, de Itapevi (SP), em apresentação do jazz “Dinastia”, no ano passado. Foto: DEM Fotografias

Acessibilidade – O Shopping Itaguaçu está realizando obras de acessibilidade nas áreas internas e externas do empreendimento. O projeto abrange mais de 4 mil metros quadrados e prevê a adequação de sanitários, acessos e sinalização, em conformidade com a norma ABNT NBR 9050 e o Código de Obras de São José. A previsão é de conclusão no segundo semestre.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing