04/02/2026

Alesc amplia participação cidadã com inauguração do Espaço da Democracia

A Alesc dá mais um passo para aproximar o Parlamento da sociedade catarinense. Na tarde desta quarta-feira (4), foi inaugurado no Palácio Barriga Verde o Espaço da Democracia, um novo ambiente de comunicação moderno, participativo e inovador.

Foto: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

A iniciativa marca mais um avanço na modernização da estrutura da Casa, ampliando as possibilidades de diálogo com a sociedade por meio da produção de conteúdos em áudio e vídeo.

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), reforça que o novo espaço representa mais uma ferramenta de conexão com o cidadão.

“Esse espaço foi criado com o intuito de interagir ainda mais com a sociedade. É um ambiente democrático, onde aqueles que desejarem trocar ideias, gravar vídeos ou participar do Parlamento se sentirão acolhidos. Também é um local à disposição dos deputados para suas atividades. O Espaço da Democracia representa o que nós queremos do Parlamento: estar cada vez mais próximo do cidadão, onde todos possam interagir em favor da construção de uma sociedade melhor”.

Localizado em uma área estratégica do Palácio, próximo às salas das Comissões, o espaço chama a atenção de quem circula pelo local por sua estrutura moderna, que simboliza transparência, abertura e acesso à informação — valores que norteiam a atuação do Parlamento catarinense.

O lançamento foi prestigiado pelos deputados Fernando Krelling (MDB), vice-presidente da Alesc; Emerson Stein (MDB); Pepê Collaço (PP); José Milton Scheffer (PP); Rodrigo Minotto (PDT); Tiago Zilli (MDB); Fabiano da Luz (PT); Volnei Weber (MDB) e Mário Motta (PSD).

Dois estúdios de gravação

O ambiente abriga dois estúdios permanentes: um voltado à produção de áudio, como podcasts e programas de rádio, e outro dedicado à gravação de vídeos. A estrutura física inclui mobiliário, iluminação, climatização, projeto acústico e cenário.

Os equipamentos de gravação, como câmeras, microfones adicionais, celulares e notebooks, assim como a edição e a veiculação dos conteúdos, são de responsabilidade exclusiva dos usuários, não havendo disponibilização de equipe técnica da Casa para essas finalidades.

A Alesc não realiza curadoria prévia nem emite juízo de valor sobre os conteúdos produzidos, respeitando as diferentes opiniões e a liberdade de expressão, sempre dentro dos limites legais.

Um Parlamento atento, conectado e em diálogo com a sociedade

O Espaço da Democracia recebeu esse nome por ter sido concebido para ampliar a participação da sociedade nas pautas e debates do Legislativo. Deputados, entidades, lideranças, estudantes e profissionais da imprensa poderão utilizar a estrutura para a troca de ideias e o diálogo sobre diferentes temas.

Ao estabelecer este espaço de interação, a Alesc reafirma seu papel como a Casa do Povo, modernizando a comunicação pública e fortalecendo a participação cidadã em um ambiente democrático e transparente.

Interação entre deputados e sociedade

O evento de inauguração, prestigiado por um número expressivo de parlamentares e servidores, destacou como principal ponto a aproximação da Alesc com os catarinenses.

O líder do Partido Progressista, deputado José Milton Scheffer,reconheceu a importância da iniciativa. “Este é mais um gesto da Alesc em direção à sociedade, de modernização e inovação, democratizando a comunicação com equipamentos multimídia. Sem dúvidas, será um instrumento forte de troca de ideias, debates e divulgação de projetos, não apenas da Assembleia, mas também dos municípios e instituições.”

Já o líder do PDT, deputado Rodrigo Minotto, ressaltou o simbolismo do novo ambiente. “A Alesc dá hoje um passo importante para fortalecer a democracia com a inauguração deste espaço. Um ambiente aberto ao diálogo, à participação cidadã e à construção coletiva. Mais do que um espaço físico, ele simboliza transparência, escuta e aproximação entre o Parlamento e a sociedade. Aqui, ideias encontram voz, são ouvidas e a cidadania ganha protagonismo. Democracia se constrói com participação, e este espaço nasce para isso.”

O líder do PT, deputado Fabiano da Luz, ressaltou o fortalecimento da democracia. “É um espaço interessante porque permite que qualquer deputado estadual ou federal, prefeito ou vereador tenha a oportunidade de gravar entrevistas, vídeos e responder perguntas. Quando é um espaço aberto a todos, sem restrições, ele se torna um espaço de democracia real, pura e verdadeira”, afirmou.

Já o líder do PDT, deputado Rodrigo Minotto, ressaltou o simbolismo do novo ambiente. “A Alesc dá hoje um passo importante para fortalecer a democracia com a inauguração deste espaço. Um ambiente aberto ao diálogo, à participação cidadã e à construção coletiva. Mais do que um espaço físico, ele simboliza transparência, escuta e aproximação entre o Parlamento e a sociedade. Aqui, ideias encontram voz, são ouvidas e a cidadania ganha protagonismo. Democracia se constrói com participação, e este espaço nasce para isso.”

O líder do PL na Alesc, deputado Marcius Machado, também destacou o caráter inclusivo do novo espaço. “O Espaço da Democracia ficou um ambiente maravilhoso e inclusivo, que vai possibilitar aos deputados, à comunidade, aos prefeitos, vereadores e lideranças que vierem à Assembleia produzir materiais, realizar publicações, gravar entrevistas e levar ao público tudo o que está acontecendo aqui, além das grandes novidades e dos bons frutos que esta Casa proporciona, seja por meio das emendas impositivas, seja pelos projetos e leis aprovados”, afirmou.

Participação do público que visita a Alesc

O novo espaço está disponível para uso de entidades, estudantes, profissionais da imprensa, órgãos públicos e associações. Neste primeiro momento, a utilização ocorre por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

Espaço da Democracia

A Alesc já contava com o Memorial da Democracia, localizado ao lado do Plenarinho, dedicado à preservação da memória institucional. Com a implantação da nova estrutura, o conceito foi ampliado. Além da linha do tempo que apresenta a história das sedes do Poder Legislativo, o espaço passa a incluir este ambiente voltado à comunicação, ao diálogo e à participação, integrando memória, presente e novas formas de expressão em um mesmo eixo simbólico.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit