O MDB de Santa Catarina (MDB-SC) deu início, na noite desta quarta-feira, em Guaraciaba, no Extremo Oeste, ao seu roteiro de 15 encontros regionais que serão realizados pelo Estado. O evento reuniu mais de 200 lideranças e marcou o começo de uma ampla consulta interna que vai orientar as decisões da sigla para as eleições de 2026.
Durante o encontro, os filiados participaram de uma votação que busca medir o sentimento da base em relação aos caminhos do MDB na próxima disputa estadual. Na cédula, as opções incluem candidatura própria ao Governo do Estado, coligação com João Rodrigues indicando o vice, composição com Gelson Merisio também indicando o vice, ou ainda a possibilidade de apoiar o governador Jorginho Mello estando fora da majoritária.
Além disso, os emedebistas puderam sugerir nomes tanto para uma eventual candidatura ao Governo do Estado quanto para a vaga de vice-governador, bem como opinar sobre o posicionamento do partido no cenário nacional. A mesma metodologia será aplicada nos demais encontros regionais, e o resultado consolidado será apresentado no último evento do roteiro.
O presidente estadual do partido, deputado federal Carlos Chiodini, destacou que o objetivo é construir uma decisão coletiva e alinhada com as bases. “O MDB-SC tem tradição democrática e sempre ouviu suas lideranças antes de tomar decisões estratégicas. Estamos percorrendo o Estado para garantir que o projeto de 2026 seja construído de baixo para cima, respeitando a vontade da nossa base e fortalecendo o partido”, afirmou.
Participaram do evento o secretário do Meio Ambiente e Economia Verde, Cleiton Fossá; o deputado federal Valdir Cobalchini; o deputado estadual Mauro de Nadal; o ex-governador Paulo Afonso Vieira; e o ex-senador e presidente de honra do MDB, Neuto de Conto e o ex-deputado federal Rodrigo Coelho.
O roteiro regional seguirá nesta quinta-feira (19) passando por Chapecó e Concórdia; na sexta-feira (20) em Campos Novos e Videira; por fim, no sábado (21), em Lages. Serão realizados novos eventos em outras regiões nas próximas semanas, consolidando o debate interno e preparando o partido para as definições eleitorais deste ano.
As “prévias” da primeira votação apontam a preferência dos emedebistas por candidatura própria ou apoio à candidatura de João Rodrigues (PSD).






