09/02/2026

Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte coloca Florianópolis no mapa náutico internacional

Três dias depois de obter a licença definitiva, foram assinadas nesta segunda-feira (9) a Licença Ambiental de Implantação (LAI) e o alvará de construção do Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte. Com área aproximada de 440 mil metros quadrados, o empreendimento tem investimento previsto de R$ 350 milhões e vai gerar cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos.

A cerimônia reuniu o prefeito Topázio Neto (PSD), o governador Jorginho Mello (PL), lideranças empresariais e representantes de entidades da sociedade civil que se mobilizaram, nos últimos dez anos, na defesa da marina. Estrutura mais importante desde o novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, inaugurado no final de 2019 pela suíça Zurich Airport, a marina é considerada um marco no desenvolvimento turístico de Florianópolis.

A estrutura, de acordo com o presidente da Acatmar (Associação Náutica Catarinense), Leandro Mané Ferrari, vai colocar Florianópolis “no mapa náutico internacional”. Ele destaca que “agora é virar o olhar para o mar e entender o quanto a economia do mar pode trazer benefício na geração de emprego e renda para a nossa cidade”. Além disso, salienta o benefício ambiental: “Quem navega não gosta de navegar em mar sujo, quem navega preserva”.

Dono da JL Construtora, vencedora da concorrência internacional para realizar o empreendimento, o empresário João Luiz Felix também destacou os efeitos positivos para o meio ambiente. “A gente vai poder nadar em volta dos barcos”, afirmou o empresário, que tem uma marina em Angra dos Reis (RJ). “Nós vamos melhorar muito a qualidade da água. É uma meta nossa. A questão ambiental é extremamente importante. Angra é um berçário de peixes e temos até uma criação de tartarugas dentro da marina”, complementou. Felix disse que as obras começam em março, depois do Carnaval.

“Toda a população vai poder usufruir do parque, uma área que é 14 vezes o campo do Figueirense e quatro vezes o parque de Coqueiros”, comparou Topázio. “É uma obra que vai preservar o meio ambiente e virar a cidade para o mar”, falou Jorginho Mello.

O empreendimento vai ter mais de 600 vagas para embarcações. Na área pública destinada ao lazer serão construídos playgrounds, novas academias ao ar livre, pista de esportes radicais em padrão olímpico, quadras recreativas e de areia, quiosques, arquibancadas, rampa náutica de uso público, gramados para usos diversos, esportes de mesa e espelho d’água interativo. A Marina contará ainda com espaço em gastronomia e entretenimento.

LEIA TAMBÉM
“Eu sou um pouco prefeito, ele é um pouco governador”, diz Jorginho a Topázio na Beira-mar

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing