
Modelo de gestão da praia da Galheta está em debate

Foto: divulgação, PMF
A situação de insegurança na Galheta reforça a discussão sobre a necessidade urgente de uma regulamentação sobre o uso da praia do leste da Ilha de SC.
No centro do debate está a prática naturista, que hoje está sem respaldo legal, mas vem sendo permitida por conta de um habeas corpus do Tribunal de Justiça que proíbe abordagens e prisões de quem estiver nu na areia e no mar.
Na decisão de março, os desembargadores se manifestaram em ação da Associação Amigos da Galheta (Agal) com o objetivo de evitar que a “nudez não sexual” seja tratada como ilícito penal até que a Câmara de Vereadores aprove uma lei municipal com regras para o tradicional reduto naturista.
O assunto foi tratado em audiência pública, na última quinta-feira (18), pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública, presidida pelo vereador Rafael de Lima (PSD).
Tramita no Legislativo municipal um projeto de lei apresentado pelos vereadores Edinon Manoel da Rosa (União Brasil), o Dinho, e Carla Ayres (PT), que propõe regras para a prática do naturismo na Galheta.
Carla, que participou da audiência, destacou o potencial turístico de áreas naturistas pelo mundo e pediu que Florianópolis busque informações sobre os modelos de gestão adotados nas praias de Tambaba, na Paraíba, e de Massarandupió, na Bahia. Essa pesquisa pode ajudar a definir se uma parceria com associações ou com a iniciativa privada pode ser uma boa opção para a Galheta.
Defensores e contrários ao naturismo concordam em um ponto: do jeito que está a praia não pode continuar. “O Estado perdeu o controle da área”, disse o vereador Ricardo Pastrana (PSD), que é do efetivo da Guarda Municipal de Florianópolis.
São frequentes os relatos de sexo nas trilhas, produção de conteúdo adulto e venda de drogas. A vereadora Manu Vieira (PL) encaminhou denúncia à Polícia Civil para investigação de sites que estariam promovendo turismo sexual.
Enquanto não se chega a uma solução para a Galheta, há uma demanda por ações emergenciais. O presidente da Associação dos Pescadores da praia, Lourival Teixeira, por exemplo, reivindica videomonitoramento nas entradas na praia e maior fiscalização para inibir atos ilícitos.
Representantes da GM e da Polícia Militar que participaram da audiência falaram em aumento da frequência das rondas e uso de drones com câmeras termais.
LEIA TAMBÉM:
Polêmica sobre naturismo na praia da Galheta volta à pauta da Câmara de Florianópolis
TJSC proíbe prisões pela prática de naturismo em praia de Florianópolis
DEGRADAÇÃO
A 28ª Promotoria de Justiça do Ministério Público instaurou um inquérito civil para apurar responsabilidades “da omissão na conservação e adequada destinação” do edifício do Departamento de Saúde Pública (DASP), no cruzamento da avenida Rio Branco com a Felipe Schmidt, centro de Florianópolis. A promotora Cristine Angulski da Luz destaca que, apesar da relevância histórica, cultural, arquitetônica, urbanística e científica, o imóvel “encontra-se em flagrante estado de abandono/degradação”.
TURISMO
O Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco acaba de completar quatro anos de operação com números expressivos: 287 eventos de diversos portes e 974.039 visitantes. “Conseguimos quebrar de forma definitiva a sazonalidade do turismo local. A flexibilidade dos nossos espaços permite que tenhamos uma feira tecnológica de alta complexidade em um espaço, em outro, um congresso técnico, operando com excelência técnica contínua. Nós mudamos o patamar do turismo de negócios em Santa Catarina”, afirma o diretor Fabio Fiedler.
ALIMENTAÇÃO
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel SC) participou da abertura do 38º Congresso Nacional da entidade, em Brasília, e aproveitou para levar à Brasília algumas demandas do setor de alimentação fora do lar. A comitiva reforçou a posição do presidente-executivo Paulo Solmucci, que na cerimônia de abertura do evento criticou a tramitação do projeto que acaba com a escala 6×1 e defendeu um debate mais aprofundado no Senado.
Foi anunciada ainda a assinatura de um convênio entre a Abrasel e a Ambev para ampliar o apoio a bares e restaurantes com dificuldades financeiras. A parceria fortalece o programa Ambev Bora, oferecendo condições especiais para renegociação de dívidas, acesso a crédito e capacitação em gestão financeira. A expectativa é que a iniciativa alcance até 250 mil estabelecimentos em todo o país.
RECORDE
A 25ª Feira do Mel de Santa Catarina, realizada entre 10 e 13 de junho, encerrou com números históricos: foram 55 toneladas de mel comercializadas em 37 estandes, uma a mais do que na edição anterior. O preço do mel multifloral permaneceu estável em relação ao ano passado, R$ 40 o quilo, facilitando o acesso dos consumidores aos produtos diretamente dos produtores. A inovação também ganhou destaque com o lançamento de novas bebidas à base de mel e derivados das abelhas.

A Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina entregou, na quinta-feira (19), em Balneário Camboriú, o Prêmio Destaque ACORS 2026 a personalidades e entidades do Estado que promovem, em suas comunidades, valores e ações em prol da ordem pública. Foram 14 premiados em duas categorias (Segurança pública; e Prevenção e emergência) escolhidos em sete macrorregiões. A noite contou com a palestra do ex-capitão do Bope RJ Rodrigo Pimentel, criador do icônico capitão Nascimento dos filmes “Tropa de Elite” e “Tropa de Elite 2”.
