Mais de 1,6 milhão de pessoas aproveitaram a folia em Florianópolis desde o pré-Carnaval até a terça-feira de folia, com movimentação de R$ 372 milhões na economia local.
A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela prefeitura, durante balanço oficial da festa, com base nos dados consolidados do ano passado e nas projeções da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para 2026, levando em consideração gastos de turistas e moradores com hospedagem, alimentação, blocos de rua, camarotes e transporte.
As ações do Carnaval 2026 foram realizadas pelo município, em parceria com a empresa HitMakers, da 4Zero4 – responsável pelas 9 arenas montadas na cidade -, e pela RK Entretenimento, que faz a gestão da passarela do samba Nego Quirido e dos camarotes nos dois dias de desfile das escolas de samba.
Foram mais de 100 blocos nas ruas em 32 bairros. O maior público foi registrado na segunda-feira (16), quando cerca de 160 mil pessoas passaram pelo entorno da praça XV de Novembro na noite do show da cantora Gloria Groove, que subiu no trio depois do concurso Pop Gay.
Fernando Ligorio, CEO da 4Zero4, destacou como positivo o resgate da “identidade do Carnaval de rua” de Florianópolis e a segurança da festa, com as áreas delimitadas aos foliões, maior controle de fluxo e as câmeras com reconhecimento facial.
BALADA
O empresário Rolf Krueger, da RK Entretenimento, afirmou que o Carnaval se tornou “uma grande balada”. Responsável pela gestão da passarela do samba durante a folia, Rolf relatou que os camarotes – três menos do que no ano passado – tiveram aumento de 10% de público e de faturamento. A empresa tem mais três anos de contrato para a organização da folia no complexo da Nego Quirido.
SEGURANÇA
Levantamento oficial indica uma queda de 10,51% dos furtos durante o Carnaval 2026 em Florianópolis. O resultado é atribuído à atuação integrada das forças de segurança, ao controle de acesso às áreas que foram cercadas para receber os foliões e, também, ao monitoramento virtual das câmeras com reconhecimento facial.
ANTECIPAÇÃO
Topázio Neto (PSD) disse que a prefeitura vai lançar no próximo mês de maio as atrações do Carnaval 2027. Serão divulgadas as atrações que farão os shows nas arenas e trios elétricos, além da programação na passarela Nego Quirido.

O Fort Atacadista doou ao Hospital Infantil Joana de Gusmão o valor total arrecadado com a venda dos ingressos das arquibancadas da passarela Nego Quirido para o desfile das escolas de samba de Florianópolis. A entrega do cheque simbólico de R$ 251.540,00 ocorreu no intervalo das apresentações, na última sexta-feira (13). Na foto, da esquerda para a direita, o empresário Rolf Krueger; o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva; a vice-prefeita Maryanne Mattos; o ex-chefe de gabinete da prefeitura, Fábio Botelho; o diretor do Fort Atacadista, Lucas Pereira; a diretora geral do hospital, Maristela Biazon, e o prefeito Topázio Neto.
UM POUCO DE TUDO
O médico Murillo Capella é o convidado da primeira edição de 2026 do projeto Jazzinn Talks, que será no próximo dia 11 de março, às 17h. Médico conceituado e professor, Capella foi diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão e comandou a Secretaria de Estado de SC e a Secretaria de Saúde de Florianópolis. Também foi vice-prefeito de Florianópolis entre os anos de 2001 e 2004. O tema da conversa, que será conduzido pela anfitriã Christiane Vieira, é “Um pouco de tudo”. O Jazzinn Gastrobar fica no piso L2 do Beiramar Shopping.
PORSCHE CUP BRASIL
A temporada 2026 da Porsche Cup Brasil começa nos próximos dias 28 e 29 no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O catarinense André Gaidzinski estreia na Carrera, a categoria máxima da competição. A nova fase marca também a adaptação ao novo carro, o Porsche 911 GT3 Cup – Chassis 992.1. “Espero me adaptar o mais rápido possível ao novo carro e entender como funciona a largada com o grid cheio, as reações dos pilotos na pista, onde cada detalhe faz a diferença”, afirma. O calendário 2026 prevê etapas no Brasil e na Europa, incluindo a participação inédita da categoria na programação oficial da 24 Horas de Le Mans, no tradicional Circuit de la Sarthe.

O Projeto Rumo Certo, executado pela Associação Alberto de Souza, mobilizou 378 pessoas para atuação em apoio operacional durante o Carnaval 2026 em Florianópolis. Eles deram apoio à empresa SERVIG. A iniciativa garantiu não apenas a organização e o bom funcionamento dos espaços, mas também a geração de oportunidade de renda para as pessoas atendidas pelo programa. Só na passarela do samba Nego Quirido foram 171 pessoas nos dois dias de desfiles.










