1 de fevereiro de 2026

Projeto proíbe atletas trans em competições esportivas com recursos públicos em São José


IGUALDADE DE CONDIÇÕES
Projeto apresentado pelo vereador Cryslan de Moraes (Novo) na Câmara de São José prevê o sexo biológico de nascimento como critério único para a definição de gênero de atletas e competidores em partidas que tenham financiamento público, patrocínio, apoio institucional ou uso de espaços públicos. A medida impede, por exemplo, que atletas trans participem de competições femininas. O objetivo, segundo o autor, é “garantir condições equitativas, tendo como base fatores biológicos que podem influenciar o desempenho esportivo”. Cryslan afirma que a medida pretende assegurar que “as competições ocorram em condições equivalentes para todos os atletas, promovendo um ambiente de competição desportivo justo e seguro.” A iniciativa já conta com o apoio de mais sete vereadores, que assinaram como coautores.

POSSE
O conselheiro Herneus de Nadal foi reconduzido à presidência do Tribunal de Contas de Santa Catarina para o biênio 2025/2027. A cerimônia de posse foi nesta terça-feira (11). Da esquerda para a direita, Herneus; o presidente do TJSC, Francisco Oliveira Neto; o governador Jorginho Mello (PL) e os conselheiros José Nei Ascari (vice-presidente) e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (corregedor-geral). Foto: Roberto Zacarias, divulgação, Secom
COMPLEXO DE SAÚDE
Cintia Rosa assumiu como diretora executiva do MED-401, complexo de saúde de 33 mil metros quadrados em construção na SC-401, em Florianópolis. “Quero contribuir para posicionar Florianópolis como uma referência no mercado da saúde, tecnologia e inovação. Nosso compromisso é entregar um complexo inovador e de excelência, deixando um legado para a cidade e para o estado”, afirma Cintia, que foi diretora de operações do Hospital Baía Sul. Foto: divulgação

CONSUMO DE ENERGIA
Com as altas temperaturas do verão 2025, a Celesc registrou um crescimento de 13,75% no consumo de energia, em comparação com o mesmo período do ano passado. O maior consumo ocorre geralmente entre 18h30 e 21h30, por conta do uso simultâneo de aparelhos como ar-condicionado e chuveiros elétricos. Com isso, a concessionária reforça a importância de adotar medidas de consumo consciente para evitar desperdícios e manter a conta de luz sob controle.

PRÊMIO – Será lançado nesta quinta-feira (13), a terceira edição do Prêmio Aemflo de Inovação. As inscrições vão até o dia 11 de abril e a premiação será no dia 8 de maio. “Inovar vai muito além da tecnologia. Ao incorporar práticas inovadoras em seus processos, produtos e estratégias, as empresas podem ter vantagens e benefícios que impactam diretamente na sua competitividade”, afirma Gilberto Rech, presidente da Aemflo e da CDL de São José.

ENCONTRO – O Crea-SC, presidido pelo engenheiro Kita Xavier, prepara a terceira edição do Crea Summit, que será nos dias 25 e 26 de julho no Centro de Convenções de Balneário Camboriú. O tema central será “cidades inteligentes”.

MOTOBOYS – A Câmara de Florianópolis aprovou a realização de uma audiência pública para discutir a instalação de pontos de apoio para motoboys e trabalhadores em aplicativos de entrega. O requerimento foi apresentado pelo vereador Afrânio Boppré (PSol). A instalação dessas estruturas está sendo proposta em projeto de lei protocolado pelo vereador Bruno Zillioto (PT).

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Reddit