A urna do MDB continua rodando o Estado em busca da resposta sobre o sentimento da base do partido para as eleições de outubro. A passagem por Guaraciaba, na quarta-feira, e por Chapecó e Concórdia, ontem, reuniu mais de 700 emedebistas e mostrou, até agora, maioria pela tese da candidatura própria ao governo do Estado na votação informal realizada pela direção estadual do partido.

Na cédula, havia quatro possibilidades: candidatura própria; aliança com o prefeito chapecoense João Rodrigues (PSD), com indicação do candidato a vice-governador; composição com Gelson Merisio, também com indicação de vice; apoio à reeleição do governador Jorginho Mello (PL), mesmo fora da majoritária.
A segunda opção mais votada nas três macro-regionais do Oeste foi o apoio a João Rodrigues – natural, considerando visibilidade do prefeito de Chapecó na região.
A metodologia será repetida nos próximos encontros regionais e o resultado consolidado será apresentado no encerramento do roteiro. A turnê emedebista segue nesta sexta-feira por Campos Novos e Videira, encerrando em Lages, no sábado, nesta primeira etapa do roteiro. A urna emedebista vai rodar por todas as 15 macro-regionais do partido até a metade do mês de março.
O presidente estadual do MDB, deputado federal Carlos Chiodini, garantiu que o partido estará na disputa principal em 2026.
– Tínhamos um desenho que não existe mais. O que sempre fui categórico e mantenho é que o MDB estará na majoritária – declarou o dirigente, em referência à frustrada expectativa de que o partido indicasse o candidato a vice na chapa de Jorginho.
Em Chapecó, Nadal defende “15 na urna”

Em Chapecó, o encontro ocorreu no Hotel Bertaso e reuniu mais de 200 pessoas, com representantes de 48 municípios, entre prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças partidárias.
Nos discursos, a palavra “respeito” apareceu como fio condutor. O deputado estadual Mauro de Nadal afirmou que o partido saiu mais forte após ser retirado do desenho inicial da majoritária.
– Quando fomos retirados do processo, nos unimos, acendemos a chama do partido e agora ganhamos força. Devemos colocar o 15 na urna – declarou.
Sopelsa quer protagonismo da sigla
Já em Concórdia, mesmo sob forte chuva, mais de 150 pessoas, representando 15 municípios, participaram do encontro na Câmara de Vereadores. A parcial apresentada no evento também apontou vantagem para a candidatura própria.
O ex-deputado estadual Moacir Sopelsa defendeu o protagonismo da sigla.
– Quem não tem história, não tem futuro. O MDB tem todos os predicados para ser candidato a governador – disse o ex-parlamentar
O ex-governador Paulo Afonso Vieira reforçou o mesmo entendimento.
– A esmagadora maioria dos companheiros pensa que devemos ter candidatura a governador.
Também participaram dos encontros o deputado federal Valdir Cobalchini; o ex-senador Neuto de Conto, o ex-deputado federal Rodrigo Coelho; e o secretário do Meio Ambiente e Economia Verde, Cleiton Fossá.




