
A capital catarinense vai receber de 20 a 23 de março a 12ª Maratona Cultural. Serão 326 ações culturais distribuídas em 68 endereços da cidade. Na Arena Floripa, no parque Dias Velho, duas atrações nacionais vão fazer shows. A paraense Joelma sobe ao palco no sábado (21) e Marisa Monte (22) no domingo.
A programação, no entanto, vai muito além dos grandes espetáculos e se espalha pelo centro histórico, pela Lagoa da Conceição, pelo Norte da Ilha, pelo Continente e por bairros como Coqueiros, Itaguaçu, Carvoeira, João Paulo, Campeche e Rio Tavares.
“A Maratona é mais do que um festival. É um projeto de cidade. Quando ocupamos 68 endereços com arte gratuita, estamos ativando territórios, fortalecendo a economia criativa e ampliando o acesso da população à cultura”, afirma Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.
Também está prevista a exibição gratuita do filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, representante brasileiro no Oscar 2026, com quatro indicações. A sessão será realizada na sexta-feira, 20 de março, na Escadaria do Rosário. Entre as dezenas de filmes selecionados para esta edição estão o recém-lançado “Livros Restantes” e o catarinense “Dias Extraordinários”.
Uma das novidades da edição 2026 é o novo endereço da já tradicional Maratoninha, espaço dedicado à programação infantil. Desta vez, as atividades ocorrem no Parque da Luz, no centro, nos dias 22 e 23 de março.
Entre as atrações mais aguardadas está Adriana Calcanhotto com o projeto Partimpim, que se apresenta na segunda-feira, 23 de março, aniversário de Florianópolis, encerrando a Maratoninha com um espetáculo voltado a crianças, famílias e todas as gerações.
Assim como em todas as edições, há espaços da Maratona Cultural que necessitam de retirada de ingressos, como é o caso do palco Arena Floripa e dos teatros e espaços culturais que possuem limitação de público e de algumas atividades guiadas. Para os shows realizados na Arena Floripa, nos dias 21 e 22 de março, o público deverá retirar os ingressos gratuitos na plataforma Pensanoevento.
A 12ª Maratona Cultural de Florianópolis é viabilizada por meio da Lei Rouanet e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, na modalidade doação. Conta com patrocínio de Mercado Livre, Aurora Coop, Sicoob e Teltec Solutions. Apoio cultural de IBAGY, WKoerich, Cassol Centerlar, CDL e Iber Músicas. Conta ainda com apoio institucional da prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.