
Um dos principais secretários do prefeito Adriano Silva já está limpando as gavetas para desembarcar do governo. Homem de confiança e principal liderança dentro da Prefeitura de Joinville desde 2021, o advogado Gilberto Leal é quem pensa, articula e executa a política. Hoje filiado ao partido Novo, Gilberto deixará o importante cargo de Secretário de Governo em 2 de abril, mesma data que Adriano renunciará a Prefeitura transmitindo o cargo para a vice-prefeita Rejane Gambin.
O prefeito Adriano Silva sai por uma porta e Gilberto Leal vai junto. E o destino de Gilberto também é disputar a eleição. Ele é pré-candidato a deputado estadual e não é pelo Novo. Além de sair do governo também desembarca do partido do prefeito e filia-se no Podemos para fazer dobradinha com a deputada estadual Paulinha, que vai disputar uma vaga na Câmara Federal.
Desde que assumiu a prefeitura, Adriano exalta o governo formado por secretários técnicos e sem pretensão política. Gilberto, talvez o mais político e experiente em política de todos os secretários, é o primeiro a sair do governo para concorrer. Pessoas próximas afirmam que o assunto é bem tratado dentro do governo e o projeto solo do secretário tem apoio incondicional do prefeito Adriano.
Secretário da Fazenda irá acumular duas pastas

Quem assume os lugar de Gilberto é o secretário da Fazenda Fernando Bade, que passa a acumular os dois cargos. Bade conquistou a confiança do prefeito Adriano Silva e assumirá a função de destaque no governo de Rejane Gambin. Internamente a substituição já está clara. Os vereadores da base governista já foram comunicados e Fernando Bade já participa de reunião de transição.
Rejane deve manter o mesmo núcleo de secretários e sem mudanças no primeiro escalão. A articulação na Câmara de Vereadores é vista como o principal desafio da futura prefeita e também o futuro secretário de governo.
Por enquanto ambiente é de paz interna
O partido Novo de Joinville terá como candidatos a deputados estaduais Matheus Cadorin, que vai a reeleição, e o vereador Neto Petters. Nos bastidores, a chegada de Gilberto como pré-candidato não está causando mudanças de humor. O governo acredita que os três têm eleitores e apoiadores distintos. Basta saber como será a divisão durante o quente período eleitoral. Na disputa à Câmara Federal, o Novo terá o vereador Érico Vinícius.





