05/02/2026

Entidade máxima do surf brasileiro faz parceria com programa de SC contra a corrupção

Teco Padaratz e Ricardo Bocão na cerimônia que oficializou a adesão da SurfBrasil ao Programa Educando Cidadãos. Foto: Cristiano Andujar, divulgação

A SurfBrasil (Confederação Brasileira de Surf) oficializou, nesta quarta-feira (4), adesão ao programa Educando Cidadãos, criado em maio de 2024 com o objetivo de construir uma sociedade mais ética e combater a corrupção por meio da educação.

“O maior inimigo do brasileiro é a corrupção”, disse nesta quarta-feira (4) o catarinense Teco Padaratz, presidente da SurfBrasil, durante a cerimônia que formalizou a parceria realizada na sede da entidade, na praia Mole.

“Vamos fazer gibis para a garotada e distribuir em campeonatos ao longo do ano e nas escolas, apresentar o surfe e conteúdos ligados ao programa com exemplos de boas práticas para eles levarem para casa, discutir com pais, mães e amigos”, afirmou.

Segundo ele, a confederação já iniciou contatos para que a campanha alcance o Comitê Olímpico Internacional e a Associação Internacional de Surfe, com o objetivo de ampliar o engajamento com outros países. “É o esporte sendo usado como ferramenta social e de cidadania”, complementou o ex-campeão mundial de surfe.

A ideia é difundir boas práticas, para mudar comportamentos, e transformar a realidade atual. É um investimento a longo prazo. “Educação, esporte e cidadania tem tudo a ver. A melhor onda é a onda correta”, falou o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, idealizador da iniciativa e coordenador do programa no âmbito do Ministério Público de SC, que institucionalizou o projeto há um ano.

O apoio da SurfBrasil, segundo ele, é um passo importante para a nacionalização do programa. “Abre as portas para uma jornada nacional”, disse.

Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e vice-coordenador do Educando Cidadãos no MPSC, o promotor de Justiça Stefano Garcia da Silveira destacou a visibilidade da entidade esportiva, importante para a disseminação de uma cultura ética, e a força do esporte. “Temos várias iniciativas em mente e o mais legal é a empolgação da SurfBrasil em se colocar à disposição e tirar do papel essas iniciativas”, afirmou.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing