3 de fevereiro de 2026

Quatro curiosidades da sessão na Alesc com a mensagem anual do governador

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina retomou os trabalhos oficialmente nesta terça-feira (3), com a Sessão Especial para a leitura da mensagem do governador, como ocorre em todo início de ano legislativo. O conteúdo lido pelo chefe do Executivo costuma seguir um padrão próprio com o resumo das principais entregas do governo no ano que passou, além da projeção para o que virá. E foi isso que Jorginho fez. O discurso completo você pode acessar no canal da Alesc, no YouTube. Mas lá, você não terá acesso aos detalhes e curiosidades sobre esse que foi o primeiro grande encontro entre os parlamentares neste ano.

Governador chegou acompanhado de Fernando Krelling

Jorginho chegou à Alesc a passos apressados e cruzou o famoso tapete vermelho da Casa acompanhado da vice-governadora Marilisa Boehn e do deputado estadual Fernando Krelling (MDB), um dos emedebistas que parecem afeiçoados à ideia de o partido manter apoio à reeleição do governador, mesmo sem a sigla indicar o vice.

Ausência de Júlio Garcia

O presidente da Alesc, Júlio Garcia, foi a ausência sentida na sessão de hoje. Nos corredores, entre quem acompanhava a solenidade, a pergunta era a mesma: cadê o presidente? De modo extraoficial, circulou a informação de que Júlio está em viagem a São Paulo para check-up de rotina. Quem comandou os trabalhos foi o vice-presidente da Casa, Fernando Krelling.

Ceretta prestigiada

A secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, foi a única secretária citada pelo governador nominalmente. “Desde a chegada da professora Luciane Ceretta, nós estamos trabalhando para que a escola pública seja desejada pelos catarinenses”, disse o governador, mencionando os avanços na educação no estado.

Paulinha e Naatz

A deputada Paulinha (Podemos) fez questão de cumprimentar pessoalmente cada um dos colegas parlamentares presentes na data de hoje. A coluna flagrou o momento em que ela e Ivan Naatz trocaram saudações, como manda o figurino. As brigas, pelo visto, vão ficar para depois do Carnaval.

Jorginho lê a mensagem anual na Alesc. Foto: Daniel Conzi/Agência AL

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing