2 de fevereiro de 2026

Capital das corridas de rua, Florianópolis cria regras para conciliar eventos e mobilidade

Corridas de rua atraem participantes de todas as regiões do país e movimentam a economia da capital catarinense

A prefeitura de Florianópolis acaba de anunciar novas regras para a realização de eventos esportivos, como corridas de rua, maratonas, triatlons e provas ciclísticas. É uma resposta às frequentes críticas, compartilhadas nas redes sociais, sobre a quantidade de competições que vem sendo realizadas nas vias públicas e os reflexos na mobilidade.

A expectativa, agora, é quanto ao impacto das medidas, mais restritivas e burocratizadas. É um setor que atrai um público com alto poder aquisitivo, movimenta a economia e difunde a cidade nacionalmente – e até fora do país – como referência em qualidade de vida e atividades esportivas ao ar livre.

A partir de agora, as empresas organizadoras precisarão fazer um cadastro prévio e participar de uma chamada pública, que vai ficar aberta entre os dias 23 de fevereiro e 15 de março. O município também limitou o período de realização dos eventos, que só poderão ser realizados entre 6 de abril e 30 de novembro, portanto fora da temporada de verão.

“Não é segredo que Florianópolis tem se consolidado como uma cidade dos esportes ao ar livre, que ocupam as ruas e movimentam toda nossa economia. São um atrativo turístico, mas também uma atividade com resultados na saúde e bem-estar. Proporcionar um ordenamento mais adequado e equilibrado desses eventos faz parte da visão a médio e longo prazo para qualificar essas entregas no município”, justifica o prefeito Topázio Neto (PSD).

Para serem liberados, eventos nas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles deverão ter público minimo de 2 mil atletas, deverão ser realizados só aos sábados e domingos pela manhã e garantir a liberação da via até às 9h da manhã. Na Beira-Mar Norte os eventos esportivos só poderão acontecer aos domingos, também com no mínimo de 2 mil atletas e liberação até às 9h.

ARBORIZAÇÃO
Projeto apresentado pelo vereador Afrânio Boppré (PSol), de Florianópolis, prevê que áreas de estacionamento descobertas com área superior a 100m² tenham pelo menos uma árvore a cada quatro vagas. A proposta inclui também espaços disponibilizados a clientes por lojas de departamento, supermercados e shoppings. O objetivo, segundo ele, é melhorar a arborização e minimizar os efeitos da crise climática.

MANEJO
O município de Florianópolis publicou portarias dos planos de manejo de quatro unidades de conservação municipais: Parque Natural Municipal da Lagoa da Conceição, Monumento Natural Municipal da Galheta, Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste e Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira. A medida está prevista em acordo feito com o Ministério Público de SC e acontece em meio à discussão, capitaneada pela CPE criada pela Câmara de Vereadores, para avaliar a situação das áreas de proteção ambiental.

Quiosques – A prefeitura de Florianópolis vai retomar depois do Carnaval o processo de regularização dos quiosques em locais públicos, com lançamento dos editais para atrair interessados na operação comercial dos espaços.

ALFINETADAS
Em evento há poucos dias, em Florianópolis, o governador Jorginho Mello (PL) disse que as escolas técnicas que vão funcionar na estrutura do Centro de Convenções LHS, em Canasvieiras, vão “melhorar a educação de Santa Catarina e dar dinheiro para os hoteis da região, que perderam com a saída da Universidade da Polícia Rodoviária Federal”. Ele também falou sobre os investimentos do atual governo no Sapiens Parque: “O Sapiens era um negócio feio, abandonado, era um encosto de político quando não se elegia, agora tem gente preparada lá”.

MEMORIAL
A CDL Florianópolis inaugurou um memorial que resgata a trajetória do associativismo e a evolução do comércio ao longo dos 65 anos de atuação. O espaço, na rua Felipe Schmidt, 679, fica aberto para visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É uma experiência imersiva, com painel interativo com a linha do tempo de cada presidente e uma sala com telão de 180 graus onde é exibido um vídeo sobre os principais momentos do comércio e a atuação da entidade.

Os colunistas são responsáveis pelo conteúdo de suas publicações e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Upiara.

Anúncios e chamada para o mailing